Curso de Fundamentos PM² NOVO

2
Dias

Métodos de Formação


Classroom Training (Scheduled)
€600,00

Curso em Privado

Peça-nos um orçamento para a realização deste curso em Privado. Estamos disponíveis para propor as datas e os conteúdos à medida das suas necessidades.
 

PM2 é a Metodologia de Gestão de Projetos desenvolvida e utilizada pela Comissão Europeia e recomendada para a gestão dos projetos financiados ao abrigo dos Programas Europeus.

A Skillstep disponibiliza formação na Metodologia de Gestão de Projetos PM², para proporcionar aos atuais e futuros gestores de projeto e aos membros das equipas de projeto uma base teórica sólida e diretrizes claras sobre a aplicação prática de ferramentas e técnicas de processos de gestão de projetos. Este curso único é particularmente relevante para as organizações e pessoas envolvidas em projetos colaborativos internacionais financiados pela UE ou interessados em candidatar-se a subsídios da UE.

O objetivo da Metodologia de Gestão de Projetos PM² é permitir uma melhor gestão de projetos na EU, para ajudar as organizações a lidar com os desafios do desempenho de gestão de projetos, a colaboração com outras organizações, o envolvimento com os cidadãos e as complexidades na gestão de fornecedores de serviços e projetos externos.

O curso Fundamentos PM² é um curso de 2 dias, ministrado como evento presencial, destinado a profissionais que desejam ter uma visão geral da Metodologia de Gestão de Projetos da Comissão Europeia – PM2 (ler “P M square”).

 

Inclui oferta do Livro “Guia da Metodologia de Gestão de Projetos PM² 3.0”, tradução portuguesa do “PM² Project Management Methodology Guide 3.0” e de todos os artefactos de suporte, realizada pelo Docente do Curso.

Programa de Formação

Dia 1

Visão geral do método, princípios e história
   
O Edifício PM²
    O Ciclo de Vida do Projeto PM²
    Motores e principais artefactos das fases PM²
    Documentação do Projeto - os Artefactos PM²
    O que é um projeto de PM² ?
    A Mentalidade PM²
    Customização e Personalização

Modelo de governação PM²: organização e funções
    Partes interessadas do projeto
    Modelo e Camadas de Governação
    Funções e responsabilidades

  • Comité Diretivo do Projeto (PSC)
  • Dono do Projeto (PO)
  • Fornecedor de Solução (SP)
  • Gestor de Negócio (BM)
  • Gestor de Projeto (PM)
  • Equipa Central do Projeto (PCT)
  • Grupo de Implementação Operacional (BIG)
  • Outras funções

    Competências para Gestão de Projetos

Fase Inicial
    Reunião Inicial
    Pedido de Início de Projeto
    Justificação Económica
    Carta do Projeto (Termo de Abertura)
    Transição de Fase: RfP (Pronto para Planeamento)

Workshop - Exercício prático

Dia 2

Fase de planeamento
    Reunião de lançamento de planeamento
    Manual do Projeto
    Planos de Gestão de Projetos
    Matriz de Partes Interessadas do Projeto
    Plano de Trabalho do Projeto
    Plano de Terceirização
    Plano de Aceitação de Entregáveis
    Plano de Transição
    Plano de Implementação no Negócio
    Transição de Fase: RfE (Pronto para Execução)

Fase de Execução
    Reunião de Início de Execução
    Coordenação do Projeto
    Garantia da Qualidade
    Relatórios de Projeto
    Distribuição de Informação
    Transição de Fase: RfC (Pronto para Encerramento)

Monitorização e Controlo
    Monitorizar o desempenho do projeto
    Controlar o Cronograma
    Controlar os Custos
    Gerir as Partes Interessadas
    Gerir Requisitos
    Gerir Alterações no Projeto
    Gerir Riscos
    Gerir Incidentes e Decisões
    Gerir Qualidade
    Gerir a Aceitação dos Entregáveis
    Gerir a Transição
    Gerir a Implementação no Negócio
    Gerir a Externalização
    Listas de verificação

Fase de Encerramento
    Reunião de Revisão Final do Projeto
    Lições Aprendidas e Recomendações Pós-Projeto
    Relatório final do Projeto
    Encerramento Administrativo

Experiência anterior em gestão de projetos ou trabalho em projetos é útil, mas não é necessária.